google-site-verification: googlec9a24028fb941a2c.html

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

ALGUNS FATOS IMPORTANTES QUE MARCARÃO A CIÊNCIA EM 2012

Curiosity

O jipe-robô Curiosity, da Nasa, está desde o dia 6 de agosto em Marte. Ele pousou em solo marciano após uma complexa manobra que ficou conhecida como "Os 7 minutos de terror".

Curiosity é a maior construção humana já levada para Marte. O pouso contou com um escudo de proteção térmica que ajudou a nave a entrar na atmosfera do planeta. Um paraquedas supersônico também entrou em ação para desacelerar o módulo de aterrissagem. A finalização do pouso ocorreu quando um guindaste voador depositou o jipe-robô no solo e voltou para o espaço rapidamente para evitar colisões.

Curiosity tem como missão explorar durante dois anos a região marciana conhecida como Cratera Gale. O objetivo é tentar descobrir se Marte já teve um ambiente capaz de suportar vida microscópica e se os seus indícios foram preservados.

Durante seus primeiros seis meses em solo marciano, Curiosity já chamou muita atenção. O jipe-robô encontrou uma pedra marciana que se parece com as da Terra e descobriu moléculas complexas no solo marciano, o que inclui substâncias com água, enxofre e cloro.

Bóson de Higgs

Uma equipe de físicos do acelerador de partículas do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern) anunciou em julho a descoberta de uma partícula que pode ser o bóson de Higgs, a Partícula de Deus. A chance de ser apenas uma coincidência é menor que 1 em 1 milhão. 

Os pesquisadores conseguiram detectar esse fenômeno a partir de colisões de partículas feitas no LHC, uma estrutura subterrânea sob a fronteira franco-suíça onde é possível simular as condições do Big Bang, explosão que teria dado origem ao Universo há 14 bilhões de anos. 

Isso porque, segundo a teoria moderna do Modelo Padrão, o bóson de Higgs e o campo energético a ele associado foram responsáveis por conferir massa à matéria após essa grande explosão. Ao afirmar a existência do bóson de Higgs, é possível comprovar a teoria do Modelo Padrão, capaz de mudar fundamentalmente o conhecimento da física sobre o Universo.

Matéria Escura

Um grupo de astrônomos conseguiu observar a matéria escura pela primeira vez na história em julho. Com isso, a misteriosa substância que parece ter dado estrutura ao Universo foi finalmente revelada.

Em 1933, Fritz Zwicky descobriu que a quantidade de matéria vista pelos nossos telescópios não batia com o comportamento do Universo. Com isso, ele conclui que existia algo a mais que não conseguíamos enxergar, mas que era responsável por mais de 80% de toda a matéria existente.

A pesquisa, liderada por Jorg Dietrich, do Observatório da Universidade de Munique, na Alemanha, observou intersecções em filamentos de estruturas em aglomerados de galáxias. Elas são consideradas invisíveis porque não são densas.

Esse filamento tem uma gigantesca ramificação de matéria escura e é perpendicular à Terra, ou seja, está na nossa linha de visão. Essas características a tornam mais densa. Por isso, os astrônomos conseguiram enxergar o fenômeno. A matéria escura conecta Abell 222 e Abell 223, duas galáxias que estão a 2,7 bilhões de anos-luz da Terra, na constelação de Cetus.
Agência Brasil

Acidente na Antártica

Uma explosão seguida de incêndio destruiu a base de pesquisas que o Brasil mantinha na Antártica. O acidente matou dois militares da Marinha e desalojou a equipe de 59 pessoas composta por cientistas, biólogos e militares que viviam no local.

Quase dez meses depois, o Ministério Público Militar (MPM) denunciou à Justiça o primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros pelos crimes de homicídio culposo (sem intenção de matar) e dano em instalações navais e em estabelecimentos militares. Segundo a denúncia, o militar transferiu um combustível de combustão imediata dos tanques de armazenamento para os dois tanques de serviço, cuja capacidade é de 5 mil litros cada um. 

A nova estação só deverá ficar pronta em 2016. O ministro da Defesa, Celso Amorim, disse que o projeto da nova base permanente - que vai substituir a Estação Comandante Ferraz - será concluído até o verão de 2013/2014, para que a reconstrução comece nesse período.

Salto da estratosfera

O austríaco Felix Baumgartner saltou em outubro da estratosfera, a mais de 39 mil metros de altura, em direção a Terra. Com isso, ele se tornou dono de três recordes mundiais.

Segundo cálculos, Baumgartner é o primeiro homem a superar a velocidade do som sem ajuda mecânica. O atleta conseguiu obter a façanha nos 40 primeiros segundo de queda livre, quando atingiu 1.173 km/h.

Em condições normais, a velocidade do som é de 1.234 km/h na atmosfera terrestre, enquanto na estratosfera ela chega a 1.110 km/h. Isso acontece por causa da menor resistência do ar, segundo a missão que coordenou o salto.

Baumgartner estava com um traje pressurizado. Ele o protegeu da baixa pressão e das baixas temperaturas. Em marcas já confirmadas, Baumgartner também se tornou o homem que saltou mais alto com um paraquedas. Além disso, ele atingiu o ponto mais afastado da Terra com ajuda de um balão. A queda livre durou quatro minutos e 19 segundos.

Avanço 3D

As impressoras 3D chamaram a atenção da ciência em 2012. Engenheiros do hospital infantil Nemours-Akfred I. duPont, na Flórida, nos Estados Unidos, usaram uma impressora 3D para criar "braços mágicos". Eles funcionam como um exoesqueleto capaz de devolver os movimentos dos braços de Emma Lavelle, uma menina de dois anos. Ela nasceu com artrogripose múltipla congênita, uma doença neuromuscular rara que atrofia articulações e membros.

O sistema tem todas as partes feitas com barras de metal articuladas, faixas plásticas de resistência, pequenas peças impressas em 3D e é bem grande. A facilidade da impressão em 3D possibilita a personalização das peças. Quando uma quebra, é só imprimir outra. Por isso, o instrumento deve ganhar novas versões e acompanhar o crescimento de Emma.

Outro assunto que chamou a atenção foi o investimento que a Thiel Foundation, empresa do multimilionário Peter Thiel, cofundador do PayPal, fez na startup Modern Meadow. Foram 350 mil dólares destinados ao desenvolvimento de uma impressora 3D que poderá criar carne artificial a partir de células animais.

Turismo Espacial

Viagens turísticas espaciais começaram a ficar acessíveis esse ano. A companhia Virgin Galactic, por exemplo, é uma das agências que se propôs a começar o turismo espacial em 2012.

Em novembro, a agência de viagens Sanchat Tour Operadora também ofereceu pacotes para quem quiser ir ao espaço em 2014. A venda aconteceu durante o Festival do Turismo de Gramado, entre os dias 22 e 25 de novembro de 2012.

"Destinos Especiais e Espaciais" é o nome do pacote que a agência de viagens Sanchat Tour começou a oferecer pela internet também em novembro a um preço de US$ 107 mil por uma viagem de 60 minutos a bordo da nave espacial Lynx. A primeira decolagem comercial está prevista para março de 2014.

A cantora britânica Sarah Brightman também assinou um contrato para ser a próxima turista espacial. Ela fará uma viagem à Estação Espacial Internacional (ISS) no ano de 2015, quando já terá completado 55 anos, um fato que transformará a cantora em uma das pessoas mais velhas a realizar essa missão.

Coração Artificial

O bombeiro tcheco Jakub Halik foi considerado o primeiro homem que conseguiu sobreviver com ajuda de duas bombas mecânicas instaladas no coração. Halik teve que retirar o órgão por causa de um tumor maligno. 

O tcheco foi o primeiro homem do mundo que sobreviveu a este tipo de cirurgia. O método consiste em instalar duas bombas, chamadas de HeartMate II, para realizar o bombeamento do sangue para o corpo, por um lado, e aos pulmões, por outro. Ele sobreviveu 194 dias sem coração, apenas com as bombas cardíacas.

Além da história de Halik, o Instituto Dante Pazzanese, da Secretaria de Estado da Saúde, anunciou em abril o início de testes de cirurgias com um coração artificial nacional em humanos.

O aparelho tem como meta conseguir dar uma sobrevida aos pacientes, que estão na fila de espera para um transplante. O custo do coração artificial no Brasil fica entre 60 mil e 100 mil reais. Esse valor é 200 mil reais mais barato para o país quando comparado com corações artificiais exportados.
ONLINE NAS NOTÍCIAS






Nenhum comentário:

Postar um comentário