google-site-verification: googlec9a24028fb941a2c.html

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

12 diferentes competências profissionais


Conheça as características que constituem o perfil de todo profissional e avalie a sua maneira de trabalhar


Getty Images

Executivo com luvas de boxe
Determinação: com essa competência o profissional sabe agir de forma direta, mas tem dificuldades de ouvir as pessoas
São Paulo - O teste Disc é uma avaliação de comportamento consagrada, utilizada por empresas de todo o mundo para avaliar perfis psicológicos de funcionários e candidatos. "A Disc é uma ótima ferramenta quando combinada com outras variáveis, não deve ser usada sozinha", diz Flávio Grisi, diretor de RH da Eternit, fabricante de telhas e caixas d’água, de São Paulo, que utiliza o teste há mais de cinco anos.


Na matéria, apresentamos um retrato do profissional brasileiro e dos perfis de analista, gerente, diretor e presidente. Além disso, diretores de recursos humanos de 61 grandes corporações que atuam no Brasil foram consultados sobre quais entre as características usadas no teste Disc eles mais valorizam.
Conheça abaixo as 12 competências profissionais avaliadas e faça o teste online aqui.
Determinação
É agir de forma direta e ter dificuldade de ouvir as pessoas. O profissional muito determinado não é sociável e toma decisões impopulares.
Individualismo
Quando os interesses pessoais impulsionam o profissional a fazer aquilo que deseja. Sua principal fonte de energia são seus objetivos.
Autonomia
Característica de quem age de acordo com aquilo que acha correto, sem esperar pela opinião de terceiros. Pessoa que tem um ponto de vista forte.
Persuasão
É procurar sempre convencer os demais de suas ideias e persuadi-los sobre seu ponto de vista.
Intuição
Quem tem essa característica acredita firmemente em sua intuição e é regido por ela para tomar decisões na maioria das vezes.
Persistência
Perfil de quem foca o caminho a que deseja chegar e fecha os olhos para tudo o mais que possa tirá-lo de sua meta.
Sociabilidade
A pessoa sociável procura estar bem com todos e tende a não tomar atitudes que possam gerar conflito. Quem é sociável não costuma agir por impulso.
Dependência
É esperar ter certeza para agir. A motivação da pessoa depende muito de estímulos dos outros e do que percebe do meio.
Obediência
É estar em sintonia com os procedimentos. Essa característica leva o profissional a seguir as regras e as normas vigentes.
Consideração
Quem tem consideração ouve as pessoas, leva em conta seus pontos de vista, cede, compõe, não tenta impor. Tem empatia.
Objetividade
É não dar ouvidos à intuição e trabalhar somente com dados exatos. O profissional precisa de dados e fatos que comprovem e sustentem a ação que tomará.
Sensibilidade
É observar tudo a seu redor. Reavaliar o que está fazendo quando notar algo novo. Parar para alinhar os planos e, então, tomar uma decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário